Vitrolinha

Vitrolinha

Vitrolinha a festa que nos traz de volta a boa música em vinil.

Discos, vinis, LPs ou “bolachões” estão de volta com toda força. Sou suspeito, porque além de DJ, também sou colecionador de vinis e amante de uma linda vitrola. Quanto mais vintage e retrô, mais apaixonante.

“Vitrolinha” é o nome da festa que nasceu na minha querida cidade, lar de Araribóia e dona de uma das paisagens mais belas do Brasil: Niterói.

A festa foi idealizada pela DJ Tatá Ogan e teve sua primeira edição no ano de 2007 no São Dom da Praça da Cantareira, uma zona com muitos bares e o ponto de encontro de jovens e amantes de boas festas, além da fama de ser a parte boêmia da cidade.

O evento cultua a cultura do vinil e a ocupação de espaços públicos, além de ser uma festa ideal para escutar “jóias da música”, algumas ainda desconhecidas entre a diversificada gama de gêneros musicais brasileiros. Sons que na maioria das vezes não foram lançados em nenhuma outra mídia senão em vinil.

Nos 10 anos de existência já foram mais de 200 edições que aconteceram em Niterói, nos Arcos da Lapa no Rio de Janeiro e no épico Prato do Dia, na Casa Brasilis e no Sobrado em São Paulo.

Este foram alguns DJs que já tocaram na Vitrolinha: DJ Tudo, David Tabalipa, Rodrigo da Matta, Cliffy, Corysco, João Pinaud, MB Groove, Tuta, Ruderal, Formiga, Gabriela Ubaldo, Pagu, Jada, Alex Paz, Calani, Fabio Kura, Gustavo Magoo, Liz Tibau, Mohamed Malok e muito outros.

Vale destacar que a Vitrolinha tem um DNA de desenvolvimento da política cultural. No ano de 2014, juntamente com os coletivos Ocupa Lapa e Vinil é Arte realizaram uma ocupação embaixo dos emblemáticos Arcos da Lapa, no centro do Rio de Janeiro.

Foi um dia memorável para todos que passaram por ali. Além das pérolas tocadas pelos DJs, rolou um cortejo de tambores de Olukum que interagiam com eles. Uma vibe incrível no coração do Rio de Janeiro. “Os gringos ficaram loucos”, diz a idealizadora Tatá Ogan.

Se você tá em busca de diversão e música boa tocada 100% em vinil, confira o calendário “Vitrolinha” pelo Facebook da festa.

Bons grooves pra vocês.